CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO DA DIOCESE DE SETÚBAL |
Copyright ® CPM Setúbal 2008 Webmaster Martinho |
SITE OPTIMIZADO PARA MOZILLA FIREFOX—1024X768 |
O CPM |
Durante a 2ª Guerra Mundial, em França, alguns casais, preocupados com a desintegração de numerosas famílias e com a necessidade de aprofundar a sua espiritualidade conjugal, começaram a reunir-se, e, com a ajuda de um Sacerdote - Padre Caffárel - a compartilhar em equipa os pontos positivos e negativos da sua vida conjugal e familiar.
Assim surgiu o movimento das Equipas de Nossa Senhora (Équipes de Notre Dame).
A experiência de trabalho em equipa nem sempre foi fácil. A maior dificuldade provinha da falta de hábito em «falar» ( dialogar ) com o outro e sobretudo em saber «ouvi-lo». Reflectindo sobre esse facto, concluíram que nenhum deles tinha tido uma preparação adequada para o Matrimónio.
Em 1952, o casal M. Pillias, em conjunto com outros e sob a orientação do Padre Alphonse d'Heilly, S. J., deixam as Equipas de Nossa Senhora, debruçam-se sobre as carências espirituais e humanas evidenciadas pelos jovens que se apresentavam para contrair matrimónio e tentam dar-lhes resposta através de um meio acessível, cristão e pedagogicamente adequado (Caderno n.º 9 da FICPM, pág. 27).
Em 1956, depois de escolherem a temática e a pedagogia apropriadas, fundaram o CPM - Centros de Preparação para o Matrimónio (( «Hacer Caminho con las Parejas », pág. 262).
O CPM expandiu-se pela França, a seguir por Portugal e mais tarde por vários países da Europa Ocidental e Madagascar. Actualmente já está implantado no Canadá e tem havido contactos com o Brasil, Malta e outros países.
Não obstante o CPM ter como origem Casais das Equipas de Nossa Senhora, as características e objectivos destes movimentos são diferentes, dedicando-se o, CPM à preparação de noivos para o Matrimónio e as Equipas de Nossa Senhora, à espiritualidade conjugal.
Em Portugal o CPM existe desde 20 de Março de 1960.
Foi lançado em simultâneo nas dioceses do Porto e, Lisboa por iniciativas e vias diferentes.
A expansão do CPM é uma realidade. Actualmente está implantado praticamente em todas as Dioceses do País.
A Associação dos Centros de Preparação para o Matrimónio - CPM - Portugal tem Estatutos aprovados pela Conferência Episcopal desde 10 de Abril de 1991, goza de personalidade jurídica desde 1 de Julho de 1991 e está inscrita no Registo Nacional de Pessoas Colectivas desde 21 de Abril de 1994. CPM Diocesano |